terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

11 photoshopeiros e 20 anos de Photoshop

Especialistas comentam os 20 anos do software mais desejado do mundo das imagens

Alcides Mafra
Rog?rio Alonso
 

A tecnologia digital "derrubou" o darkroom e trouxe à tona um novo conceito de laboratório. Diversas marcas surgiram no mercado, mas só o Photoshop, concebido pela Adobe, impôs suas qualidades e conquistou a grande maioria dos profissionais do mercado fotográfico. São 20 anos fazendo, a cada nova versão, a cabeça desses profissionais. A P&I chamou onze deles para comentar esses 20 anos de Photoshop. Fique com eles:




Fantástico aplicativo


"Falar sobre Photoshop sempre é um grande prazer, pois muito mais do que um profissional que usa o aplicativo todos os dias, eu sou um total apaixonado pelo mesmo. Acredito que esse sentimento seja compartilhado por muitos usuários, pois basta alguém escutar a palavra Photoshop e o assunto começa, abrindo portas e oportunidades para os mais diferentes profissionais. Eu, particularmente, tenho uma história longa com o aplicativo, tendo o primeiro contato ainda na primeira versão. Naquela época, ainda era mais diversão de menino mexendo no computador do que uma necessidade, e talvez por isso a paixão foi despertada.Desde o Photoshop 1, são 20 anos de muita diversão e realizações, tanto profissionais como pessoais, pois tenho a oportunidade de viver trabalhando com esse fantástico aplicativo e, principalmente, viajar pelo país conversando e trocando experiências com milhares de usuários. Costumo sempre comentar com amigos e pessoas que trabalham com o Photoshop que usamos um aplicativo que está em constante evolução, que atende as necessidades do mercado e os desafios impostos por ele. Tanto é que, a cada nova versão, o aplicativo vem sempre cheio de novidades e comandos que tornam minha vida cada vez mais simples e minhas imagens cada vez mais impactantes!"


Alexandre Keese



é especialista em tratamento e edição de imagens em Photoshop e atua como consultor em várias empresas no Brasil




Como a argila ao oleiro




"Depois de estudar na Escola de Artes Decorativas, em 88, eu trabalhei de uma maneira tradicional antes de conhecer o computador (Mac) e o Photoshop. Em 1990, durante algum tempo, as agências estavam equipadas com computadores, mas poucas pessoas poderiam usá-los. Era urgente encontrar uma forma para se formar. Em novembro de 1990, graças a um intercâmbio feito com um estúdio de design, eu poderia aprender com o software para Mac e gráficos. Naquele tempo, o Photoshop 1.0 foi instalado no Mac, o mais poderoso e utilizado principalmente para correções de cores. Em junho de 1991, com a versão 2.0, as curvas Besi presentes no Illustrator foram incorporadas ao Photoshop e criaram máscaras precisas o suficiente para se fazer bem a edição e retoque. Desde aquele tempo eu uso o Photoshop extensivamente. A outra descoberta importante foi a versão 4.0, em 1994, com a chegada das camadas e a possibilidade de combiná-las para o infinito. Com o Photoshop, a imagem tornou-se maleável para o gráfico como a argila ao oleiro ou o som para o músico. O projeto gráfico encontrou o seu instrumento. Apesar de extremamente poderoso e prático, eu acho que os materiais de corte, como para o cabelo, e o gerenciamento de cores Pantone podem ser melhorados ainda mais".



Olivier Venel



é francês, tem 48 anos, e trabalha desde 1988 como designer gráfico e diretor de arte para agências de publicidade parisienses

LEIA MAIS DEPOIMENTOS NA EDIÇÃO IMPRESSA (CLIQUE AQUI E ASSINE)









Rog?rio Alonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário